6.05.2008

, Mara Gama: "Os salões de Milão vão inevitavelmente sofisticando o gosto de todo o planeta"







Conversa de Salão.
As imagens seguem a ordem do texto.

A jornalista Mara Gama, especializada em design e autora do (blogdesign.blog.uol.com.br) falou na noite de ontem, 4 de junho, na ,Ovo, para um público de designers, artistas e interessados no tema. Como tema central, os Salões de Design de Milão de 2008. Ofereceu um recorte pessoal do que viu de mais interessante em sua visita em abril, e não de mais comercial. O evento tradicional, que dá espaço tanto aos mais ousados e experimentais quanto aos mais comerciais, continua colaborando para a sofisticação do gosto do grande público, com novos designers surgindo em todos os cantos do planeta. Mara preferiu não classificar como tendências os pontos que abordou e sim como "muitas incidências de um mesmo fenômeno". Entre estas incidências está uma nova versão para o discurso da sustentabilidade, em peças práticas e que podem comover.

Um ótimo exemplo é “Clip Trash”, criado pelo escritório sueco Hommin, do designer Hung-Ming Chen (veja imagem).

Outro mobiliário que chamou a atenção do público foi o banco de madeira fungo, perfurmado de cedro e noguiera, criado pela designer Paola Navone (veja imagem).

Ainda dá para inventar alguma coisa num mundo tão saturado de idéias? O móvel “Pivot”, concebido pelo designer Shay Alkalay, traz frescor numa peça única (veja imagem).

Em todas as edições do evento, os clássicos têm espaço e com reedições, como foi o caso da luminária Anglepoise. A “Sacco”, de Pierro Gatti, completou 40 anos e também ganha reedição.

Na área de projetos cenográficos e especiais, um dos highlights foi a cadeira “Aguapé”, dos irmãos Fernando e Humberto Campana, inspirada em formas orgânicas da natureza _ o uso de formas orgânicas sendo outro exemplo de “incidências do mesmo fenômeno”.

Por fim, a cômoda George, que serviu de imagem para o convite da Conversa de Salão com Mara Gama, é também uma peça que merece grande destaque. “Ela conta uma história. Mistura o antigo, a destruição e o moderno”, explica Mara. Para os curiosos, a peça vale 10 mil euros.

Mara Gama mgama@uolinc.com gerente geral de qualidade de conteúdo UOL www.uol.com.br av. brigadeiro Faria Lima, 1.384, São Paulo tel. 55 11 30388450

No comments: