Ação faz parte da 4ª edição do Ziguezague e discute moda, arte e design
Programação, que ocorre em paralelo à São Paulo Fashion Week, reúne oficinas, desfiles comentados e conversas transversais
Entre os dias 19 e 22 de junho, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Senac São Paulo promovem o evento Ziguezague, composto por uma série de oficinas e debates sobre a relação entre moda, arte e design. Em sua quarta edição, o evento, que ocorre no auditório e no ateliê do Museu, passa a ocupar também o lounge do Senac, na Bienal.
As oito oficinas do evento, sobre temas relacionados ao figurino, à moda e à arte, vão explorar técnicas como desenho, colagem, pintura, adesivagem, instalação e performance. No comando das aulas destacam-se os estilistas Karlla Girotto e Jum Nakao, o designer Gerson de Oliveira, do escritório de design Ovo, os artistas plásticos Érika Verzutti e Xu, e a pesquisadora chilena Laura Novik, da Blink Design.
Trazida especialmente para o evento, Laura propõe em sua oficina que os participantes imaginem que estão saindo para uma viagem. Os inscritos para Trajetórias do Habitar: Hábito, Habitus, Habitat deverão levar objetos que representem vestígios do corpo e da memória para participar de um laboratório de imaginários de moda, que terminará em performance, instalação e piquenique no Parque do Ibirapuera.
A exibição comentada de desfiles reunirá flashes de apresentações internacionais e o desfile de inverno 2004 do estilista Jefferson Kulig, integrante da semana de moda paulistana. As análises, com foco em moda, corpo e tecnologia, serão das pesquisadoras Nízia Villaça e Suzana Avelar, com mediação da jornalista Astrid Façanha.
As conversas transversais colocarão em pauta os campos da arte, do design e da moda sob o olhar da exposição Quando Vidas se Tornam Formas, em cartaz no MAM. Os participantes desta atividade serão o designer Gerson de Oliveira, o estilista Jum Nakao e a chilena Laura Novik. A conversa será mediada pela jornalista Mara Gama.
Felipe Chaimovich, curador do Museu, destaca a importância da moda para a arte contemporânea. “A relação entre vida e arte faz com que a moda se torne uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, porque materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O Ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar”, explica Chaimovich.
Para o Senac São Paulo, o Ziguezague é uma forma de firmar o direcionamento da instituição em eventos que instigam reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.
Cristiane Mesquita, pesquisadora de moda convidada pela curadoria do Museu de Arte Moderna para idealizar o evento, ressalta que o título Ziguezague nasceu da idéia de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. “Isso possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar a moda, suas tendências, apresentações e manifestações em perspectivas das mais diversas, uma vez que o movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória.”
Serviço:
4ª edição Ziguezague
Data: 19 a 22/6, 5ª a domingo
Valor: R$ 10 (oficinas transitivas) / Gratuito (conversas transversais e desfiles)
Local: Museu de Arte Moderna e lounge do Senac São Paulo na SPFW – Parque do Ibirapuera – avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3
Inscrições: de 2 a 18/6 (no dia, dependendo da disponibilidade de vagas)
Vagas: 20 (para cada oficina)
Informações: www.mam.org.br e http://ziguezagueblog.blogspot.com ou pelo telefone 5085-1300.
Programação
19/6 – Quinta-feira
Local: Ateliê do Museu de Arte Moderna
• 13 horas – Oficina transitiva – Criação de personagens: cinema japonês contemporâneo – Filmes e animações conduzirão a criação de visualidades. Oficina ministrada por Adriana Vaz, designer de aparências e figurinista.
Local: Lounge do Senac São Paulo na SPFW
• 13 horas – Oficina transitiva – Cadernos de desenho: onde nascem as vontades – Trajeto por cadernos e desenhos de artistas e estilistas conduzirá caminhos entre o desenho, a produção e a execução. Oficina ministrada por Karlla Giroto, estilista.
20/6 – Sexta-feira
Local: auditório do Museu de Arte Moderna
• 10 horas – Abertura
• 10h30 – Conversas transversais – Arte, Moda, Design – Comentários de Gerson de Oliveira, designer; Jum Nakao, estilista e diretor de criação; e Laura Novik designer e consultora. A conversa será mediada por Mara Gama, jornalista.
Local: auditório do Museu de Arte Moderna
• 14 horas – Oficina transitiva – Parangolés: vestir e assistir – Os parangolés de Hélio Oiticica serão os dispositivos para a investigação do corpo-espaço na construção de roupas. Oficina ministrada por Suzy Okamoto, artista plástica e mestre em artes visuais.
Local: ateliê Museu de Arte Moderna
• 13 horas – Oficinas Transitivas – Destruição: Dissecação de referências – A destruição será a ferramenta criativa para geração de novos símbolos e ampliação do vocabulário de designers de moda. Oficina ministrada por Jum Nakao, estilista e diretor de criação.
21/6 – Sábado
Local: lounge do Senac São Paulo na SPFW e Parque do Ibirapuera
• 13 horas – Oficinas transitivas – Trajetórias do habitar: hábito, habitus, habitat – Trajeto por narrativas corporais e por memórias individuais e coletivas. Haverá um laboratório de imaginários de moda. Oficina ministrada por Laura Novik, designer e consultora.
Local: ateliê Museu de Arte Moderna
• 14 horas – Oficinas Transitivas – Vestido imaginário – Pinturas em forma de vestido são o pretexto para a criação de um suporte acidentado, em que desenhos, pinturas e colagens interagem e criam novas formas. Oficina ministrada por Érika Verzutti, artista plástica.
22/6 – Domingo
Local: auditório Museu de Arte Moderna
• 11 horas – Desfiles – Corpo, Moda, Tecnologia – Modelação cinética, inverno 2004 e flashes de desfiles internacionais do estilista Jefferson Kulig. Comentários de Nízia Villaça, pós-doutora em antropologia social e professora da Escola de Comunicação da UFRJ; e Suzana Avelar, designer de moda, doutora em comunicação e semiótica. A mediadora será Astrid Façanha, jornalista.
Local: ateliê Museu de Arte Moderna
• 14 horas – Oficinas transitivas – Meu espaço – Experimentações no corpo e no espaço instigarão o deslocamento de limites na interação corpo-roupa. Oficina ministrada por Alexandre Perroca, arquiteto e fotógrafo.
Local: auditório Museu de Arte Moderna
• 14 horas – Oficinas transitivas – Espaço–ocupação–fusão – O desenho é ponto de partida e o vinil adesivo o suporte para a ocupação do espaço. Oficina ministrada por Xu, artista plástico.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment