5.16.2008

,Ovo welcomes Molo to Brazil / ,Ovo é primeira a vender Molo no Brasil


Molo Design: Simplicidade, Complexidade e Flexibilidade no mesmo Pacote
por Eduarda Porto de Souza.

Você já encontra em São Paulo a partir de junho produtos dos mais novos e premiados magos do design. Molo é o studio canadense formado pelos arquitetos Stephanie Forsythe, Todd MacAllen e Robert Pasut, que se dedicam inteiramente a pesquisa de novos materiais e a exploração de novos espaços. “Somos inspirados pela idéia que objetos menores e táteis contem a verdadeira potência na experiência física de um espaço”. Dois dos mateirais mais usados em suas obras são o papel e o feltro.

Todd nos explica: “São materiais altamente intrigantes os quais através da repetição, e de suas propriedades intrinsicas, podem criar um forte elo para formar algo maior. Por usarmos poucos materiais também usamos pouca energia para produzir e reproduzir”. Assim, o design vai desenhando seu futuro.

O designer Gerson de Oliveira, que descobriu a Molo através das pesquisas de seu assistente Felipe Zanardi, e que será o primeiro a comercializar peças selecionadas na sua loja-ateliê ,Ovo, fala sobre o mais emblemático trabalho do clã, a Softwall, à venda no Brasil e parte do acervo permanente do MoMA: “A técnica com que é feita, de papel cortado e colado, é muito simples, resgatada das lanternas orientais populares. E o deslocamento que eles fazem, utilizando essa técnica pra fazer uma parede móvel, é genial. O resultado é lindo”.

Foi através de uma conversa mais íntima com Stephanie Forsythe que descobrimos a essência destes trabalhos feitos para um mundo melhor, repletos de boas energia, e seu projeto mais excitante up-to-date.

Como é o dia a dia no studio da Molo? Quem chega primeiro?
Todd, Charlie (o cachorro) e eu somos sempre os primeiros a chegarem – porque moramos no Studio, então nunca saimos daqui! Todas as manhãs às 8h começamos com uma reunião que inclue todos que trabalham na Molo.

Vocês escutam música enquanto trabalham? Se sim, quais?

Nós ouvimos música na hora de fazer trabalhos manuais, ou quando trabalhamos à noite ou nos finais de semana. Nosso leque é variado mas alguns de nossos favoritos quando estamos trabalhando são Aphex Twin, Brian Eno, Arvo Pärt e Boards of Canada. Música que deixa a imaginação solta…

Como você descreveria o ambiente de trabalho de vocês?
O Studio Molo é um ambiente muito aberto, com cerca de 20 pessoas trabalhando, entre os que se relacionam com os fornecedores e os que fazem trabalhos manuais. Tudo acontece em duas salas grandes. Temos sorte de ter duas janelas gigantes e muita luz natural e a vista das montanhas cobertas de neve, e mesmo assim estamos numa cidade muito urbana. Esta relação entre cidade e natureza é a verdadeira razão pela qual fizemos o Studio em Vancouver – isso nos mantém saudáveis, felizes e sensíveis aos valores de um mundo mais limpo.

Vocês gostariam de fazer um projeto de moda algum dia e se sim, com quem?

Seria um sonho fazer um trabalho com Issey Miyake.

Vocês conhecem o Brasil, nossa música e a arquitetura de Niemeyer?
Nós realmente esperamos que nosso trabalho nos leve ao Brasil em breve. É assim que costumamos viajar e conhecer o mundo: através da exploração do design. Naturalmente conhecemos Niemeyer sendo todos estudantes de arquitetura, e amariamos ver seus monumentos pessoalmente.

Qual a grande meta da Molo para o breve futuro?
Nós acabamos de completar os documentos de construção para um Museu na cidade Aomori, no norte do Japão. O Museu será um espaço escuro, misterioso e ao mesmo tempo habitável para as enorme figuras e criaturas do famoso festival Nebuta*, que acontece na cidade de Aomori e é um dos três maiores festivais do Japão. Uma experiência incrível, universalmente humana e quase primitiva em espírito. Nós trabalhos neste projeto por quase sete anos, então os próximos dois anos são para dar vida a este projeto. A “Nebuta Housa” (“Casa de Nebuta”) inaugura em 2010.
*Nebuta é uma forma de contar histórias, onde heróis, demonios e animais da história e dos mitos ganham vida através da magia na forma de figuras tridimensionais luminosas feitas a partir de papel e luz. A intenção do festival é acordar os espíritos dormentes das pessoas após o calor do verão, e as preparar para as novas colheitas.

Acompanhe tudo através do simpático site oficial, incluido toda maneira que eles cortam e trabalham o papel www.molodesign.com

Você encontra na ,Ovo a Softwall e as Felt Rocks by Molo. Preços sob consulta.

No comments: